mini tartes de maracujá

hoje foi dia de almoço de domingo em família. depois de uma açorda a acompanhar a carne de porco frita, a sobremesa tinha que ser qualquer coisa mais leve, com fruta, claro. como tinha curd de maracujá, que tinha feito para este boloprocurei inspiração na Mafalda Pinto Leite, e juntei o recheio da Ginja, do blog Ananás e Hortelã. resultado: estas tartes. 


Mini tartes de maracujá

Massa doce para tartes
(fiz meia receita, deste livro)

* 1 e 1/4 chávena de farinha sem fermento
* 2 colheres sopa de açúcar
* 1 pitada de sal
* 110 gr de manteiga sem sal, fria e cortada em cubos
* 1 gema, levemente batida
* 2 colheres de sopa mal cheias de água gelada

Numa tigela, junte a farinha com o açúcar e o sal. Junte a manteiga cortada em cubos e esfarele com os dedos, até obter uma massa areada. Adicione a gema e envolva mais um pouco com as mãos. Aos poucos, deite a água gelada e misture até a massa tomar a forma de uma bola. Achate um pouco, embrulhe em película aderente e leve no mínimo 1 hora ao frigorífico. 

Recheio 
(fiz meia receita, daqui)

* 3 ovos
* 60 gr de manteiga
* 1/3 chávena de açúcar
* 1/2 lata de polpa de maracujá com sementes

Num tacho, leve ao lume a manteiga, a polpa de maracujá e o açúcar até ferver. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco, para que, ao juntar os ovos, não coalhem. Bata os ovos à parte e junte em fio ao preparado anterior, sem parar de mexer. Leve de novo ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Divida em frascos esterilizados, tape e deixe arrefecer com a tampa para baixo, para fazer vácuo. Conserve no frigorífico.

Retire a massa do frigorífico e tenda-a na mesa de trabalho polvilhada com farinha. Divida-a e distribua-a por formas de queques (ou tarteletes, se preferir um pouco maiores) e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 15 a 20 minutos. 
Retire, deixe arrefecer e recheie com o curd de maracujá. Decore com frutos vermelhos (usei morangos).

Comentários