bolo crumble de morangos

este bolo nasceu da conjugação de dois belos fatores: uma caixa cheia de morangos e uma receita em que tropecei por acaso. a original era com mirtilos, mas decidi adaptar e correu muito bem. 
fica a receita, com as ligeiras alterações que fiz.

Bolo crumble de morangos

Crumble
* 5 colheres de sopa de manteiga 
* 1/4 de chávena de açúcar branco
* 1/3 de chávena de açúcar amarelo
* 1/3 de chávena de farinha
* 1 pitada de sal

Bolo
* 2 chávenas de morangos ao natural
* 2 chávenas + 2 colheres de sopa de farinha
* 2 colheres de chá de fermento
* 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
* 1 pitada de sal
* 1/4 de colher de chá de canela
* 1 pitada de noz moscada
* 2/3 de chávena de açúcar
* raspa de 1 limão
* 6 colheres de sopa de manteiga
* 2 ovos à temperatura ambiente
* 1/2 colher de café de aroma de baunilha em pó
* 1 iogurte natural

Para o crumble, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e pulse até obter uma massa areada. Reserve numa taça no frigorífico, coberta com película aderente.
Para o bolo, comece por arranjar os morangos, lavá-los e cortá-los em pedaços pequenos, e misturá-los com duas colheres de farinha. Reserve.
Misture numa taça os ingredientes secos: as duas chávenas de farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, a canela, a noz moscada e a baunilha. Numa outra taça, envolva o açúcar na raspa de limão, até que fique húmido e aromatizado. Junte a manteiga amolecida e mexa até obter um creme. Adicione os ovos, mexendo entre cada adição. Depois, alternadamente, junte a farinha em três partes e o iogurte em duas. Envolva bem e, com a ajuda de uma espátula, junte por fim os morangos. Espalhe a massa num tabuleiro com papel vegetal untado e por cima desfaça o crumble. Leve ao forno cerca de 40 minutos a 180º.


Comentários