Goodreads

inscrevi-me no Goodreads há algumas semanas, mas não lhe liguei muito. tenho por hábito colocar na wishlist ou no cesto de compras dos sites que habitualmente visito, e onde faço compras online, os livros que quero ler. é das poucas coisas em que gasto dinheiro com gosto, sem o peso na consciência ou o grilo falante que por estes dias me segreda que "talvez o dinheiro faça mais falta para outras coisas". 
talvez. mas cultura é investimento. e investirmos em nós próprios, na nossa educação enquanto pessoas que pensam, que têm uma opinião, vale muito mais do que um par de ténis ou umas cortinas novas para o quarto. abre-nos mundos, dá-nos perspectivas, torna-nos pessoas mais interessantes e interessadas. 

isto para dizer que o Goodreads é um demónio em forma de rede social dos livros: um mundo, um imenso mundo de sugestões, de opiniões, de sugestões. como se já não bastassem as críticas que retiramos de jornais, revistas ou blogs, agora tenho também o Goodreads a sugerir-me leituras baseadas em livros que li (ou quero ler), a dizer-me quantos dos meus amigos gostaram de determinada obra e quais as suas opiniões, a dar-me conta de novidades e a tentar-me, a tentar-me muito... com livros, pois claro, que não há nada que me tente desta forma. está visto: vai ser a minha desgraça. :)

Comentários