Muffins de canela e morangos

quase todas as receitas têm uma história por trás. estes muffins foram feitos no fim de semana passado para uns tios velhinhos que não via há cinco anos. 
por várias circunstâncias, de saúde sobretudo, o meu tio Graça e a mulher, a tia Leonilde, ambos quase a chegar aos 90 anos, mudaram de casa há pouco tempo. viviam num 3º andar antigo, sem elevador, há mais de 60 anos, mas a idade - e as maleitas que ela sempre traz - já não lhes permitia subir e descer com a mesma destreza e, por isso, a filha incentivou-os a procurar uma casa mais adequada às suas necessidades. não foi fácil convencê-los. afinal, deixar para trás 60 anos de histórias, memórias e vivências custa. mas eles, num verdadeiro acto de coragem, deixaram. 
inicialmente relutantes, estão agora mais tranquilos num 1º andar magnífico no centro de Lisboa, mesmo em frente a um jardim, numa casa tão soalheira que dá gosto abrir a janela aos primeiros raios da manhã.
o tio Graça fez 87 anos na semana passada e fomos dar-lhe os parabéns, aproveitando para conhecer a casa. levei-lhes este miminho, para que a inauguração fosse doce, como doces deverão ser todas as memórias que ainda têm para construir.



Muffins de canela e morango
(adaptado de "Muffins - Pequenos, saborosos e irresistíveis")

* 260 gr farinha
* 2 e 1/2 colheres de chá fermento em pó
* 1 pitada de canela
* 1/2 colher de chá bicarbonato de sódio
* 1 pitada de sal
* 1 chávena de morangos cortados em pedaços
* 1 ovo
* 160 gr açúcar
* 100 ml óleo
* 2 iogurtes de morango

Misture a farinha com o fermento, a canela, o bicarbonato e o sal. Lave, limpe e corte os morangos. Envolva-os na mistura de ingredientes secos. 
Bata o ovo. Misture o açúcar, o óleo e os iogurtes. Envolva tudo na mistura anterior e mexa bem. 
Deite a massa em forminhas de papel e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 a 25 minutos. Desenforme e deixe arrefecer numa grelha.

Comentários