risotto de frango, courgette e cogumelos

preparar refeições saudáveis e saborosas é mais fácil do que aparentemente parece. basta ter imaginação, juntar os ingredientes certos [os da época e aqueles de que gostamos] et voilà. tento ser muito equilibrada naquilo que como e talvez por isso tenha conseguido manter o mesmo peso ao longo de muitos anos. não sou fundamentalista e claro que faço alguns disparates, não me privo de quase nada de que goste, mas tento fazê-lo com moderação, para que depois a saúde não se queixe.
há dias, estava a folhear um livro que tenho há algum tempo, mas a que nunca dei a devida atenção: Cook Yourself Thin Quick and Easy [do também programa de televisão com o mesmo nome]. confesso que muitas vezes me desmotivava a quantidade de ingredientes que os ingleses usam e que para nós eram difíceis de encontrar. mas, com a proliferação de mercados e lojas que vendem produtos internacionais, isso acabou. e, se soubermos adaptar ou substituir o que nos falta por algum outro produto, está o problema resolvido. não foi o caso deste risotto, tão fácil e saudável quanto saboroso.

Risotto de frango, courgette e cogumelos
(para 2 pessoas)

* 1 colher de sopa de azeite extra virgem
* 1 cebola roxa picada
* 2 peitos de frango cortados em cubos
* 1 courgette pequena cortada em pedaços
* 1 chávena de arroz carnaroli
* 60 ml vinho branco
* cerca de 600 ml caldo de galinha
* cogumelos frescos fatiados q.b.
* sal e pimenta
* salsa picada q.b.
* queijo parmesão ralado no momento q.b.

Aqueça o azeite e deite a cebola picada, deixando cozinhar até amolecer. Junte o frango, a courgette e os cogumelos e deixe saltear cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os vegetais ganhem cor e o frango cozinhe. Adicione o arroz e envolva bem, deixando-o fritar cerca de 2 minutos. Junte o vinho branco e deixe absorver, evaporando o álcool. Deite uma concha de caldo de galinha e deixe absorver novamente no arroz. Tempere. Vá deitando mais caldo aos poucos, até que o arroz esteja cozido al dente, envolvido  num molho cremoso. Polvilhe com salsa picada e queijo parmesão ralado no momento. Sirva de imediato.



Comentários