bolo de chocolate com beterraba

era a sobremesa prometida para um jantar que foi adiado esta semana. mas como fiquei a salivar com as fotografias, fi-lo à mesma. a receita é do chef Henrique Sá Pessoa, novamente do seu primeiro Ingrediente Secreto [vídeo aqui], porque as receitas saem sempre bem.

Bolo húmido de chocolate com beterraba

* 120 gr de puré de beterraba
* 200 gr de chocolate (70% de cacau)
* 1 café
* 135 gr de farinha
* 1 colher de chá de fermento
* 3 colheres de sopa de cacau
* 5 ovos
* 190 gr de açúcar amarelo

Coza as beterrabas com casca, cerca de 30 a 40 minutos, só em água, sem sal. Arrefeça-as em água corrente, retire a casca e o caule e triture, de forma a obter um puré. Reserve.
Numa tigela em banho maria, derreta o chocolate e junte-lhe um café. Quando estiver quase todo derretido, adicione a manteiga amolecida e misture bem. 
À parte, separe os ovos. Bata as claras em castelo e junte-lhes o açúcar, até obter um creme. Às gemas, adicione a mistura de chocolate, aos poucos e mexendo sempre para não cozerem. Junte depois o puré de beterraba, a farinha peneirada, o fermento e o cacau, incorporando bem. Por último, envolva as claras em castelo.
Leve a massa ao forno pré-aquecido a 160º, numa forma untada e polvilhada, cerca de 30 minutos. O bolo deve ficar húmido por dentro.


Comentários

Monia disse…
Parece-me facil de fazer e delicioso! Nunca experimentaste con aquelas beterrabas que se vendem ja cozidas?
Enjoy the Ride disse…
nunca. provavelmente é preconceito meu, mas tenho algum receio em relação a coisas pré-preparadas.
fácil e delicioso: nem mais! :)