2016

2016

02 fevereiro 2014

risotto de abóbora e alho francês

depois de me ter deitado às quatro da manhã, estava bom de ver que o despertar ia dar para tarde, mais precisamente meio dia e meia. decidi entretanto que era o dia ideal para preguiçar, que a semana foi longa e o tempo para estar em casa muito pouco. 
pensei em tomar um pequeno almoço reforçado, mas pus-me a olhar para os legumes que tinha no frigorífico e lembrei-me de fazer um risotto, que tinha visto dias antes no livro do chef Henrique Sá Pessoa, Ingrediente Secreto. adaptei com o que tinha e foi provavelmente o melhor risotto que já fiz. fica a receita [vídeo aqui].

Risotto de abóbora e alho francês
(2 pessoas)

* 2/3 de chávena de arroz carnaroli
* 150 gr de abóbora
* 3 cubos de manteiga
* queijo parmesão q.b.
* 1 alho francês 
* 1/2 cebola picada
* 1 dente de alho picado
* 2/3 de copo de vinho branco
* 1 litro de caldo de legumes pré-preparado
* azeite q.b.
* sal q.b.

Lave e descasque a abóbora e corte-a em cubos. Corte o alho francês em rodelas e lave bem. Reserve.
Aqueça azeite numa frigideira e junte-lhe dois cubos de manteiga e os cubos de abóbora. Deixe caramelizar e amolecer. Assim que se começar a desfazer, triture-a com a gordura e reserve.
Aqueça azeite com a restante manteiga e refogue a cebola e o alho picados. Junte o arroz e o alho francês e deixe fritar um pouco. Adicione o vinho branco, mexendo sempre e deixando o álcool evaporar. Junte depois, aos poucos e até absorver, o caldo de legumes pré-preparado. Assim que pronto, adicione o puré de abóbora ao risotto e o queijo parmesão ralado. Mexa bem e sirva de imediato.

2 comentários: