almoço caseiro

o dia acordou farrusco, tinha acabado de chover quando me levantei. a rua estava silenciosa. a rotina do paredão tem-me feito acordar mais cedo, de forma espontânea, e hoje não foi exceção. se há coisa que adoro, e de que sentia saudades (percebi hoje), é destas manhãs feitas outono, com o ar fresco a entrar pela janela e a manhã preguiçosa, como se o mundo inteiro pudesse esperar. tomei o pequeno almoço tranquilamente, enquanto folheava o catálogo da Ikea, e adiantei a sobremesa, que hoje era dia de almoço cá em casa.
escolhi uma receita rápida deste livro, um doce et voilà... simples mais simples não há: salmão teriyaki, com arroz basmati e salada, e uma sobremesa ótima para dias de calor, maçãs caramelizadas com cobertura de natas. deixo os links dos vídeos e as receitas, que adaptei, por causa das quantidades.

Salmão teriyaki

* 3 postas de salmão
* 1 pedaço de raiz de gengibre fresco picada
* 2 dentes de alho picados
* 3 colheres de sopa de molho de soja
* 2 colheres de sopa de xarope de ácer
* 1 colher de sopa de vinagre de arroz
* azeite q.b.
* sal marinho e pimenta moída no momento

Numa taça, misture o gengibre com o alho, o molho de soja, o xarope de ácer, o vinagre de arroz e um pouco de azeite. Coloque as postas de salmão num prato, tempere com sal e pimenta e cubra com o molho. Deixe marinar no frigorífico cerca de 2 horas.
Coloque uma frigideira em lume médio com um pouco de azeite. Quando estiver quente, coloque o salmão. Cozinhe cerca de 2 minutos, junte a marinada e cozinhe mais um pouco, até as postas estarem cozinhadas de um lado. Vire-as e deixe cozinhar do outro, regando com o molho. Sirva o salmão com o molho por cima. 


Gordon Ramsay, Comida Caseira (p. 132)

Maçã caramelizada com creme de natas

* 1 maçã verde amarga
* 1 maçã doce de casca vermelha
* 125 gr de açúcar branco
* 1 pedaço de raiz de gengibre fresco cortado em fatias grossas
* 2 paus de canela
* 40 gr de manteiga
* 1 clara de ovo
* 1/2 pacote de natas frescas
* raspa de 1 limão

Numa frigideira, espalhe e leve ao lume 100 gr de açúcar, sem mexer, girando apenas de vez em quando, até se transformar em caramelo. Junte as maçãs cortadas em cubos, o gengibre e os paus de canela e deixe cozinhar em lume brando cerca de 5 minutos. Adicione a manteiga e deixe cozinhar mais 5 minutos ou até as maçãs estarem tenras. Passe a mistura por um passador, escorrendo as maçãs e reservando o líquido. Retire o gengibre e a canela e divida as maçãs por taças de servir. Leve ao frigorífico cerca de 1 hora.
Bata a clara em castelo e incorpore o restante açúcar, até obter uma mistura cremosa e brilhante. Noutra taça, bata as natas até ficarem espessas, junte 3/4 da raspa de limão e envolva depois o líquido reservado das maçãs. Incorpore a clara em castelo e mexa até ligar bem. Espalhe este creme sobre a maçã e polvilhe com a restante raspa de limão, antes de servir.

Gordon Ramsay, Comida Caseira (p. 272)

Comentários