2016

2016

08 novembro 2014

bolo de chocolate com cobertura

na segunda feira, é dia de festa no trabalho. um amigo que faz 40 anos e que queremos surpreender, embora eu ache que ele já desconfia. é a pessoa mais bem disposta que conheço. também é a que mais reclama por tudo e por nada, no que ao trabalho diz respeito, mas onde ele está não há ninguém que não esteja constantemente à gargalhada. é uma das pessoas mais consensuais que conheço, porque o bom humor tem esta particularidade de unir as pessoas. o bolo ficou por minha conta, como vem sendo hábito [confesso que não me chateia nada, porque é uma boa forma de mostrarmos que gostamos de alguém... e ele passa a vida a pedir um dos teus bolinhos], e a dor de cabeça é sempre a mesma: escolher uma receita de que o aniversariante goste e que agrade ao maior número de pessoas possível. lembrei-me de um bolo de chocolate, cuja receita me foi dada pela minha mãe, com uma cobertura também de chocolate, que não sei onde encontrei, de comer e chorar por mais [além de lambuzar os dedos]. deixo a receita original, que vou ter que dobrar, porque somos muitos.

Bolo de chocolate com cobertura

* 7 ovos grandes
* 2 chávenas de açúcar
* 2 chávenas de farinha
* 1 chávena de óleo
* 1 chávena de chocolate em pó
* 1 chávena de água a ferver
* 2 colheres de sopa de fermento em pó

Cobertura

* 75 gr de manteiga amolecida
* 75 gr de açúcar em pó
* 200 ml de natas
* 200 gr de chocolate de leite

Bata os ovos com o açúcar. Junte o chocolate, o óleo, a farinha peneirada com o fermento, deixando a água a ferver para o fim. Vai ao forno numa forma untada e polvilhada, cerca de 1 hora. Deve ser desenformado morno.
Para a cobertura, leve o chocolate a derreter com as natas, em lume brando. Deixe arrefecer. Bata a manteiga com o açúcar em pó e mistura no preparado anterior. Depois de arrefecer e solidificar um pouco, coloque no frigorífico de um dia para o outro, antes de cobrir e rechear o bolo.


imagem

Sem comentários: