Auschwitz

foi há 70 anos que o campo de concentração de Auschwitz foi libertado. hoje, os sobreviventes vêem assinalado o Dia Mundial das Vítimas do Holocausto. se pensarmos que cerca de seis milhões de pessoas morreram no campo Auschwitz-Birkenau, apenas e só pelo simples facto de serem judeus, que tantas outras serviram de cobaias para experiências científicas, que tantas famílias foram separadas e enfrentaram a morte das formas mais cruéis... se pensarmos em tudo isto e olharmos para os dias de hoje, é assustador pensar que ainda há quem advogue para si o direito de decidir quem vive e quem morre, em nome da religião, da raça ou de qualquer outra razão. 
é provavelmente um pouco mórbido, mas quem é fascinado pela época da II Guerra Mundial, como eu, percebe por que gostaria de visitar o Museu e o campo. imagino que seja uma daquelas experiências avassaladoras, que nos mudam para sempre: sentir o silêncio e o peso daquele lugar, com a sua simbologia e o que resta do que foi deixado para trás. 
hoje passam 70 anos sobre a libertação de Auschwitz e acho que temos ainda tanto, mas tanto para aprender, enquanto sociedades e nações. 

Comentários

Magda disse…
Visitei em Berlim um museu sobre o terror na 2a guerra mundial. Milhares de fotos reais dos campos de concentração e da forma impressionante e desumana de como se massacrou tantas pessoas. Chorei tanto, é muito duro ver a capacidade que o ser humano tem para o mal.
Enjoy the Ride disse…
por isso é que ainda não tive coragem (nem arranjei quem me acompanhasse) para visitar um campo de concentração. enquanto tivermos memória e o efeito for esse, Magda, há esperança de nada semelhante volte a acontecer.
obrigada pelo comentário.