2016

2016

27 janeiro 2015

na cozinha mando eu

sábado de almoço em família, combinado na sexta feira. confesso que prefiro preparar as coisas com mais tempo, porque sou tão organizada que tenho sempre receio de me esquecer de alguma coisa. de repente, pensei em três pratos diferentes, mas aquele que me pareceu perfeito [porque é de inverno e não ia ao forno, que eu ia precisar para a sobremesa] foi um risotto de farinheira e cogumelos. faço tantas vezes risotto e a minha Mãe nunca tinha experimentado, embora já me tivesse pedido algumas vezes. ora, foi desta. para a sobremesa fiz um crumble de maçã, o favorito da minha irmã, que acompanhámos com gelado de baunilha [em próximo post].


imagem


Risotto de farinheira com cogumelos 
(serve 4)

* 1 farinheira
* tomilho q.b.
* 250 gr de cogumelos frescos 
* alho picado q.b.
* azeite q.b.
* 1 colher de sopa de manteiga
* 1/2 cebola picada
* 2 chávenas de arroz arbório
* 1/2 chávena de vinho branco
* queijo parmesão ralado q.b.

Pique a farinheira e leve-a a cozer num tacho grande, cheio de água com um pouco de tomilho seco. Quando cozida, retire a pele e desfaça-a. Reserve-a, bem como o caldo. Salteie os cogumelos cortados em azeite com alho picado. Reserve também.
Numa caçarola grande, derreta a manteiga, adicione a cebola e deixe cozinhar até ficar translúcida. Junte o arroz e frite cerca de 1 minuto. Junte o vinho branco e deixe evaporar o álcool. Aos poucos, com uma concha da sopa, vá juntando o caldo da cozedura da farinheira, mexendo sempre. Quando o arroz começar a absorver, vá juntando mais, até o arroz estar cozido. Junte a  farinheira desfeita e os cogumelos salteados e mexa mais um pouco. Acrescente mais caldo, se necessário. Para ficar mais cremoso, adicione queijo parmesão ralado e mexa. Sirva de imediato. Se gostar, polvilhe com mais queijo no prato.

Sem comentários: