na cozinha mando eu

já é da praxe alterar as receitas que me dão ou que tiro de livros ou blogs, é inevitável. há uma receita de cheesecake que tem passado de primas para primas e que sai sempre bem, mesmo com as alterações que faço. a original é de frutos vermelhos, mas é possível adaptar a qualquer fruta de que se goste (citrinos, pêssego, manga ou maracujá, por exemplo). foi a sobremesa do almoço de domingo, numa mesa particularmente cheia. 

imagem

Cheesecake de frutos vermelhos

Para a base
* 1 pacote de bolacha torrada
* 90 gr de manteiga derretida

Desfaça as bolachas na picadora, junte-lhes a manteiga e mexa bem com os dedos. Se achar que a mistura está muito solta, junte um pouco de leite. Forre uma tarteira de fundo amovível e leve ao frigorífico, pelo menos meia hora, para endurecer.

Para o recheio
* 1 pacote de natas frescas
* 1/2 pacote de queijo Philadelphia
* 1/2 lata de leite condensado
* 4 folhas de gelatina

Bata as natas, adicione o queijo Philadelphia e o leite condensado. Entretanto, demolhe as folhas de gelatina cerca de 5 minutos, derreta-as e junte ao creme. Adicionei meia dúzia de morangos desfeitos em puré, mas achei pouco. Deite por cima da base e leve novamente ao frigorífico, no mínimo 2 horas. O ideal seria de um dia para o outro.

Para a cobertura
* 1 frasco de doce de frutos vermelhos (caseiro ou de compra)
* 3 folhas de gelatina
* frutos vermelhos (ao natural ou congelados)

Derreta o doce com as folhas de gelatina e adicione a fruta. Usei morangos e framboesas congelados. Deixe arrefecer um pouco. Desenforme o cheesecake e espalhe a cobertura, levando novamente ao frio até ao momento de servir.

Comentários