2016

2016

23 fevereiro 2015

na cozinha mando eu

mais uma receita que já estava há uns meses na caixinha, à espera da altura certa. entre uma gripe, de que escapei durante semanas mas que entretanto me apanhou, e umas arrumações há muito adiadas, este pão de canela (não usei os mirtilos) tomou forma para o lanche de ontem e vai ser ótimo para o pequeno-almoço.

imagem

Pão de canela
(adaptado de Ananás e Hortelã)

* 1 pacote de levedura seca
* 1 e 1/2 colher de açúcar
* 3/4 de chávena de leite morno
* 1 gema de um ovo grande
* 2 colheres de sopa de manteiga derretida
* 2 e 1/4 chávena de farinha
* 1/2 colher de chá de sal

Recheio
1/4 de chávena de manteiga à temperatura ambiente
1/4 de chávena de açúcar amarelo
2 colheres de chá de canela

Numa taça, misture a levedura com o açúcar. Junte o leite morno, a gema de ovo e a manteiga derretida e mexa bem. Deixe repousar 5 minutos. Numa outra taça, misture a farinha com o sal e adicione a mistura anterior, amassando até que a massa se solte da taça. Numa superfície enfarinhada, amasse mais 10 minutos. Forme uma bola com a massa, coloque numa taça, tape com um pano e deixe levedar num sítio quente, cerca de 1h, até a massa crescer.
No fim desse tempo, pré-aqueça o forno a 180º e prepare o recheio: misture bem a manteiga com o açúcar e a canela. Na mesma superfície enfarinhada, amasse mais um pouco a massa levedada, estenda-a com um rolo e forme um retângulo. Espalhe o recheio pelo centro da massa e enrole-a ao comprimento. Levei assim ao forno, cerca de meia hora.

Sem comentários: