2016

2016

09 março 2015

na cozinha mando eu

se há coisa que nunca consigo fazer bem, são tortas. desmancham-se sempre na altura de desenformar e esta não foi excepção. mas é tão boa, tão boa, que mesmo desmanchada vale muito a pena. a revista Sabe Bem é sempre uma aposta certeira. e eu vou continuar na minha demanda pela torta perfeita. 

imagem
Torta de laranja, cenoura e coco
(adaptada da revista Sabe Bem, de novembro/dezembro de 2014)

* 600 gr de cenouras
* 2 laranjas
* 1 pau de canela
* 1 pitada de sal
* 150 gr de açúcar
* 2 colheres de sopa de coco ralado
* 4 ovos
* 6 colheres de sopa de farinha

Descasque e coza as cenouras com água temperada com sal, juntando um pau de canela e 3 cascas (parte vidrada) de uma das laranjas. Quando estiverem cozidas, escorra a água, retire a canela e a casca de laranja e deixe arrefecer.
No liquidificador, deite as cenouras cortadas, as laranjas descascadas e sem a pele branca (que amarga), o açúcar e o coco ralado e triture. Adicione as gemas e a farinha e volte a triturar. Bata as claras em castelo e junte aos poucos o preparado anterior, envolvendo sem bater. 
Unte um tabuleiro, forre-o com papel vegetal e deite nele a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 minutos. Desenforme por cima de outra folha de papel vegetal, polvilhada com coco ralado. Enrole de imediato, enquanto a torta estiver quente, e sirva numa torteira.

Sem comentários: