na cozinha mando eu

chega ao fim uma semana de férias, que soube a muito mais do que isso. fiz tanto nestes dias, descansei, que já parece que estou longe do trabalho há muito mais do que apenas sete dias. é bom sinal. amanhã é dia de voltar às rotinas e de voltar a entrar na linha. esta semana não descurei o exercício, mas há demasiadas coisas boas, doces e salgadas, para não serem aproveitadas nas férias. por isso, hoje foi oficialmente o último dia da asneira.
hoje, para o almoço de Páscoa, levei este bolo, cuja receita encontrei há umas semanas num blog e andava cheia de vontade de experimentar. para a próxima, faço algumas alterações (como diminuir a quantidade de açúcar, acrescentar uma pitada de sal e usar mais uma laranja).

imagem e receita
Bolo de maçã, laranja e mascarpone

* 3 maçãs
* 1 laranja
* canela q.b.
* 3 ovos
* 180 gr de açúcar mascavado
* 250 gr de mascarpone
* 1/2 colher de sobremesa de essência de baunilha
* 250 gr de farinha com fermento

Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Descasque duas maçãs e meia (guarde a outra metade para decorar) e corte-as em cubos para dentro de uma tigela. Deite o sumo de laranja por cima e misture a canela. Reserve.
Bata bem os ovos com o açúcar, junte o mascarpone e a baunilha e misture bem. Escorra o sumo com que regou as maçãs para dentro do preparado e mexa. Adicione a farinha aos poucos, envolvendo sem bater. Por fim, junte a maçã em cubos e verta a massa na forma preparada. Lamine a meia maçã que reservou e disponha por cima da massa. Vai ao forno cerca de 50 minutos.

Comentários