na cozinha mando eu

depois de um sábado agitado, sem tempo para parar em casa, o almoço do Dia da Mãe tinha que ser pensado para poder ser rápido, mas muito saboroso. curiosamente,tinha visto um Prato do Dia, no 24 Kitchen, dedicado à data que hoje se comemora, e aproveitei a sugestão. por alguma razão, a receita não está online, por isso adaptei, de acordo com o que me lembrava. e não ficou nada mal. :)


imagem
Strudel de bacalhau e camarão

* 2 postas de bacalhau congelado
* 500 gr de camarão
* 400 ml de leite
* 1 alho francês cortado fininho
* 1 cenoura ralada
* alho picado q.b.
* azeite q.b.
* 2 colheres de sopa de Maizena
* 2 colheres de sopa de queijo mascarpone
* sal e pimenta
* 4 folhas de massa filo
* manteiga derretida q.b.
* 1 ovo

Coza o bacalhau no leite, temperado com pimenta (e uma folha de louro, se tiver). Desfie e reserve. Reserve também o leite. Numa frigideira, deite um pouco de azeite e aloure os alhos. Junte os camarões e salteie. Reserve. Na mesma frigideira, depois de tirar os camarões, deite o alho francês e a cenoura ralada e deixe cozinhar um pouco. Junta os camarões e o bacalhau desfiado e envolva. Adicione duas colheres de sopa de Maizena e mexa bem. Vá adicionando o leite da cozedura do bacalhau, aos poucos, até achar que o recheio está consistente. Retifique os temperos. Junte, por fim, duas colheres de queijo mascarpone e misture bem.
Numa folha de papel vegetal, estenda a primeira folha de massa filo e pincele-a com manteiga derretida. Repita o processo para as restantes folhas, sobrepondo-as. Deite o recheio no centro da massa e estenda-o, deixando uma margem considerável. Dobre duas das margens opostas e, com a ajuda do papel vegetal, enrole. Coloque num tabuleiro e pincele com ovo. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, cerca de 25 minutos.
Sirva com uma salada.

Comentários