na cozinha mando eu

quando quero uma receita rápida e fácil, procuro nos livros da Joana Roque. num destes almoços de família, em que não havia tempo para grandes preparações, esta receita veio mesmo a calhar. fiz as minhas ligeiras adaptações, mas acho que faltou ali qualquer coisa para molhar as bolachas. para a próxima altero mais um pouco, para ficar mesmo ao meu gosto.

imagem

Trifle de curd de limão com morangos
(baseado nesta receita)

Para o curd
* raspa e sumo de 3 limões 
* 3 ovos
* 180 gr de açúcar
* 60 gr de manteiga

Para o trifle
* 1 pacote de palitos la reine pequenos
* 1 pacote de natas frescas
* 100 gr de mascarpone
* curd de limão
* morangos lavados q.b.

Faça preferentemente o curd de véspera: num tacho, junte a manteiga com o açúcar e a raspa e o sumo dos limões. Leve ao lume até que a manteiga derreta e o açúcar se dissolva. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Junte um pouco aos ovos batidos, mexendo bem, para não talhar, e depois volte a envolver tudo na mistura. Leve novamente ao lume, mexendo sem parar, até o creme engrossar. Deite num frasco esterilizado, com o lado da tampa virada para baixo, e, depois de arrefecer, guarde no frigorífico. 
Numa taça, coloque os palitos la reine, partidos grosseiramente. À parte, bata as natas com o mascarpone e adicione o curd de limão, a gosto (juntei cerca de 3/4), misturando até obter uma mousse. Deite por cima dos palitos. Decore com morangos cortados ao meio.

Comentários