dicas saudáveis

sou uma ávida consumidora de chá. quente, frio, gelado, o chá sabe-me sempre bem. simples, sem açúcar, adoçante ou leite. só com um fio de mel e um pau de canela, no inverno, para ajudar a curar constipações. 
quando consumido regularmente, o chá traz vários benefícios associados: pode ser diurético, adelgaçante e anti-cancerígeno. devemos dar preferência ao chá de folha, em detrimento dos pacotes de chá de supermercado, que passam por vários processos e perdem propriedades pelo caminho. deixo-vos os meus favoritos.


imagem e mais informações
chá verde: tem uma forte ação de desintoxicante e antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular, e outros tantos benefícios quantos proteger as células, combater o colesterol, prevenir doenças cardíacas e alguns tipos de cancro. gosto de o beber quente, simples, ou frio, com uma casca de limão e um fio de mel.

chá de centelha asiática: tem propriedades vasodilatadoras, prevenindo problemas de circulação sanguínea e ajudando, por isso, a reduzir a celulite. é também diurética e acelera o metabolismo. bebo cerca de 1 litro por dia, simples. 

chá de hibisco: é rico em antioxidantes, favorece uma ação diurética e impede a retenção de líquidos. alguns estudos dizem mesmo que ajudam a baixar os triglicéridos e o colesterol mau e a potenciar o bom, enquanto mantêm a pressão arterial, com um efeito cardioprotetor e vasodilatador. gosto de o beber frio, porque tem um sabor muito forte quando acabado de ferver.

chá de cidreira: entre os seus benefícios, contam-se a prevenção de problemas digestivos, o controlo de cólicas menstruais, distúrbios renais ou alívio das dores de cabeça. ao promover a tranquilidade e o bem-estar, ajudam a melhorar a qualidade do sono. prefiro-o no inverno, ao lanche ou antes de dormir.

chá branco: este chá não é fermentado, pelo que é de todos o que tem um maior poder antioxidante. tem um poder anti-inflamatório e ajuda a prevenir doenças cancerígenas, cardiovasculares ou cerebrais degenerativas. como não tem grande sabor, normalmente bebo-o quente com um fio de mel.

Comentários