2016

2016

14 junho 2015

na cozinha mando eu

tive em tempos uma relação difícil com o programa Prato do Dia, apresentado pela Filipa Gomes, no 24 Kitchen. por um lado, achava-a muito sem jeito, mas a verdade é que as receitas são simples, muitas delas inspiradas na cozinha tradicional portuguesa, os ingredientes fáceis de encontrar e na, maior parte das vezes, acessíveis a qualquer bolso. 
este domingo, para aproveitar alguns produtos biológicos que tinha encomendado, adaptei uma receita que tinha visto durante a semana e que deu imenso jeito para o almoço de família.



Bacalhau com natas e espinafres
(receita adaptada do Prato do Dia)

* 5 batatas biológicas
* óleo vegetal q.b.
* 600 ml de leite
* 2 dentes de alho inteiros + 2 dentes de alho picados
* 3 postas de bacalhau
* 1/2 molho de espinafres biológicos
* 2 cebolas biológicas pequenas 
* azeite q.b.
* 5 colheres de sopa de margarina
* 6 colheres rasas de sopa de farinha
* 100 ml de natas de soja
* salsa picada q.b.
* sal, pimenta e noz moscada q.b.
* queijo parmesão ralado q.b.

Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Lave e enxague com um pano seco. Frite-as em óleo bem quente, retire o excesso em papel absorvente e tempere com sal. Reserve.
Coza o bacalhau no leite com dois dentes de alho. Retire a pele e as espinhas e reserve tanto o leite, que será usado no molho bechamel, como o bacalhau em lascas.
Separe as folhas dos espinafres, lave-as bem e leve ao microondas cerca de 3 minutos. Escorra a água restante e reserve.
Para o molho, derreta a margarina ao lume e junte a salsa picada. Adicione a farinha e deixe cozer. Aos poucos, vá juntando o leite da cozedura do bacalhau, cerca de 500 ml, depois as natas e, por fim, tempere com sal, pimenta e noz moscada. Mexa até engrossar.
Numa panela grande, coloque as cebolas cortadas em meia-lua com azeite, para o refogado. Junte o alho picado. Depois, vá colocando todos os ingredientes na panela: os espinafres, o bacalhau, as batatas fritas e, por fim, dois terços do molho. Envolva bem. 
Disponha tudo num tabuleiro que vá ao forno e regue com o restante molho. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve a gratinar ao forno pré-aquecido a 220º. 

Sem comentários: