brownies de caramelo

andava às voltas com esta receita desde que a vi no Prato do Dia. se há coisa de que gosto na Filipa Gomes é a simplicidade das receitas que escolhe, com ingredientes fáceis de encontrar e sempre com dicas e versões alternativas para tornar os pratos mais saudáveis. 
não é, de todo, o caso deste brownie. mas um dia não são dias e esta receita é, como eu esperava, maravilhosa. quente com uma bola de gelado de baunilha... e temos o céu.

imagem
Brownies de caramelo

Para a massa:
* 220 gr de manteiga
* 350 gr de chocolate para culinária
* 250 gr de açúcar amarelo
* 4 ovos
* 150 gr de farinha
* 1 pitada de sal
* 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Para o recheio:
* 200 gr de caramelos em rebuçado
* 50 ml de natas
* 1 pitada de sal marinho

Unte uma forma retangular e forre com papel vegetal. Pré-aqueça o forno nos 180º.
Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga. Adicione os ovos, um a um, e mexendo rápido para não cozerem. Bata bem. Junte o açúcar, a farinha e a pitada de sal. Por fim, adicione a baunilha. Verta metade da massa no tabuleiro e leve ao forno cerca de 20 minutos. Ao fim desse tempo, retire. Enquanto arrefece, prepare o recheio: leve uma taça em banho maria ao lume e derreta os caramelos com as natas e o sal marinho. Envolva bem. Deixe arrefecer um pouco, deite sobre a base e verta por cima a massa restante. Se quiser, deite nozes ou avelãs picadas ou pepitas de chocolate no caramelo, para um toque crocante. Leve mais 20 minutos ao forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e cortar em quadrados.

Comentários

Dina disse…
Isso não se faz :)
Enjoy the Ride disse…
ai faz, faz, Dina. e bem bom que é. ;)
anf disse…
Fiquei a salivar.