2016

2016

13 dezembro 2015

bolachas de especiarias

há várias coisas que me despertam o espírito natalício: da lareira a crepitar à árvore de Natal, passando pelas delícias típicas da época, que são o meu maior pecado no que aos doces diz respeito. se há coisa que não pode faltar são as bolachas de gengibre. acostumei-me a fazer bolachas de manteiga ou de canela, porque sempre achei que o sabor a gengibre seria demasiado forte e não ia gostar. enganei-me redondamente. este fim de semana, experimentei a receita da revista Magazine deste mês... et voilà, ficaram perfeitas. com a vantagem de serem absolutamente fáceis e, para quem tem crianças, nada melhor do que levá-las para a cozinha e ajudá-las a por a mão na massa. :)



Bolachas de especiarias
(para cerca de 40 bolachas)

* 180 gr de manteiga à temperatura ambiente
* 150 gr de açúcar amarelo
* 1 colher de sopa de mel
* 1 ovo
* 400 gr de farinha sem fermento
* 1 colher de chá de fermento em pó
* 2 colheres de chá de canela
* 2 colheres de chá de gengibre em pó

Bata a manteiga com o açúcar e o mel. Bata o ovo e adicione-o à massa, alternando com colheradas de farinha. Quando o ovo estiver todo incorporado, acrescente o resto da farinha com o fermento, as especiarias e combine tudo. Molde uma bola com a massa e divida em duas, formando dois discos e embrulhando-os em película aderente. Leve ao frigorífico cerca de uma hora. 
Passado esse tempo, retire do frio e estenda a massa com o rolo, numa superfície enfarinhada. Use as formas ou cortadores de bolachas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 10 a 15 minutos. Retire, deixe arrefecer numa grelha e, se quiser, decore com um lápis pasteleiro.

Sem comentários: