almoço de domingo

um dos meus guilty pleasures - diria mesmo que o maior - é ver programas e colecionar livros de culinária. adoro, sou capaz de estar horas a ver o 24 Kitchen ou o Masterchef Austrália e nem dar pelo tempo que passa. o meu chef favorito é, de longe, o Jamie Oliver: gravo todos os programas, vejo-os e revejo-os, tiro ideias para as receitas. e, convenhamos, é muito mais motivador pegar numa receita depois de termos visto como se faz do que simplesmente ver as fotos nos livros.
este fim de semana, houve almoço lá em casa e inspirei-me em três receitas de três chefs diferentes, adaptando ligeiramente: o prato principal do Jamie Oliver, o acompanhamento do Gordon Ramsay e a sobremesa da Mary Berry (que fica para outro post).

a foto possível antes de voar tudo para os pratos
Frango dourado com gratinado de batata
(para 4 pessoas)

* 4 peitos de frango do campo
* sal e pimenta
* alecrim
* 1 colher de sopa de azeite 
* 1 colher de sopa de margarina
* cogumelos frescos q.b.
* 70 ml de natas (podem ser light ou de soja)

* batatas q.b.
* sal e pimenta
* tomilho fresco
* 200 ml de natas (podem ser light ou de soja)
* queijo parmesão ralado (opcional)

Descasque, lave, seque e corte as batatas em rodelas finas. Disponha-as num tabuleiro de forno, temperando com sal, pimenta e tomilho entre cada duas camadas. Leve as natas ao lume, a aquecer um pouco, e deite por cima das batatas. Deixe gratinar em forno pré-aquecido a 180 graus, cerca de uma hora. Retire quando estiver dourado e as batatas cozinhadas.
Enquanto isso, disponha os peitos de frango em metade de uma folha grande de papel vegetal, tempere ambos os lados com sal, pimenta e bastante alecrim e dobre a folha por cima deles. Bata-lhes com o rolo de massa, para que a carne fiquei mais fina e mais tenra. Numa frigideira, coloque uma colher de sopa azeite e frite os peitos de frango, até estarem dourados e cozinhados. Reserve numa travessa. Na mesma frigideira, junte a margarina e salteie os cogumelos, juntando depois das natas. Deite o molho por cima do frango. Sirva com o gratinado, acompanhado de legumes ou salada mista. 

Comentários