2016

2016

26 janeiro 2016

dicas saudáveis

um dos melhores truques para não deixar que a fome nos traia é trazer sempre na carteira um pacotinho de frutos secos. além de serem fáceis de transportar, podemos escolher apenas aqueles de que mais gostamos ou fazer um mix com vários, não requerem nenhuma preparação e trazem ainda uma série de benefícios à saúde. 


imagem
os meus favoritos são os cajus e os pistácios. sempre sem sal, claro, que se é para ser saudável, é para ser a sério. como-os normalmente entre as refeições, simples, porque não gosto de os misturar na comida, nas papas de aveia ou mesmo bolos e sobremesas. apenas como snacks.
os frutos secos devem ser consumidos com moderação, dado o seu elevado valor calórico e o facto de serem ricos em gorduras. no entanto, trata-se de gorduras essenciais ao organismo e que ajudam a controlar o mau colesterol. a isto, podemos juntar também as proteínas e os hidratos de carbono. 
entre os seus principais benefícios, são bons reguladores do metabolismo, ajudam a controlar a hipertensão, a hiperglicemia e o bom funcionamento do aparelho digestivo, além de potenciarem a secreção salivar, promovendo ao mesmo tempo a saúde oral. grande parte dos frutos secos é rica em vitamina E, um antioxidante que ajuda no reforço do sistema imunitário.
claro que tudo isto deve ser conjugado com uma dieta saudável e equilibrada, em que não faltem todos os elementos da pirâmide dos alimentos, muita água e exercício físico. o equilíbrio só se consegue com a conjugação de todos os fatores, por isso é importante perceber o que funciona melhor com cada pessoa e adequar a um estilo de vida saudável.

Sem comentários: