a minha lasanha

se há um prato que toda a gente adora é lasanha. de carne picada, de frango ou de legumes, até de salmão, é sempre uma aposta segura quando se tem gente em casa. foi o que escolhi, no fim de semana passado. a receita base que uso - e que adapto tantas vezes - trouxe da Alemanha, de um livro de de culinária que a minha prima C., que vive lá, me recomendou. a verdade é que nunca falha.


imagem


Lasanha de frango (para 6 pessoas)

* 4 peitos de frango grandes
* 1 fio de azeite
* 2 cenouras raladas
* 1 cebola picada
* 4 dentes de alho picados
* 1 copo de vinho branco
* 1 lata grande de tomate em cubos
* polpa de tomate q.b.
* pasta de tomate q.b.
* sal e pimenta q.b.
* ervas aromáticas q.b.
* 1 embalagem de massa de lasanha fresca
* queijo ralado q.b.
* 1 colher de sopa de manteiga
* 2 colheres de sopa de farinha
* 1/2 litro de leite

Coza o frango e desfie-o. Reserve. Pode reservar também o caldo para outras utilizações. 
Descasque a cebola e os alhos e pique-os. Descasque as cenouras e rale-as. Numa frigideira grande, deite um fio de azeite e refogue nele a cebola e os alhos. Junte depois a cenoura e deixe amolecer um pouco. Adicione o tomate em cubos e envolva, regando depois com o vinho branco, deixando o álcool evaporar. Junte a polpa e a pasta de tomate e deixe apurar um pouco. Por fim, junte o frango desfiado e tempere com sal, pimenta e ervas aromáticas secas (orégãos, tomilho, ervas da Provença, o que mais gostarem).
Para o molho bechamel, derreta a manteiga, adicione a farinha e mexa bem com uma vara de arames. Aos poucos, vá adicionando o leite, sem parar de mexer, até o molho engrossar. Tempere com sal, pimenta e, se gostar, um pouco de noz moscada.
Agora, é só montar a lasanha: num pirex que vá ao forno, espalhe um pouco do molho bechamel no fundo, disponha duas placas de massa e o frango por cima. Repita este processo, terminando com placas de massa e regando com molho bechamel. Polvilhe com queijo ralado (mozzarella, da ilha, o vosso favorito) e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, até gratinar e ficar dourado.

Comentários

Teresa disse…
Parece-me excelente! Vou levar ;)) obrigada pela partilha <3
Enjoy the Ride disse…
depois conta-me como ficou. ;)