na cozinha mando eu

como se não bastassem todos os livros de culinária que vou colecionando (é raro o mês em que não compre um), há duas revistas de culinária que compro religiosamente: a Magazine, do Continente, que sai todos os meses; e a Sabe Bem, do Pingo Doce, que é bimestral. por um lado, oferecem opções variadas de entradas, pratos e sobremesas, contemplando as receitas mais simples para os dias atarefados de semana, sugestões de chef ou mesmo aquelas para fazer com os respetivos robots de cozinha; depois, incluem receitas vegetarianas, carne e peixe, algumas para fazer com crianças, outras para dias especiais; e finalmente contemplam sempre a vertente económica e sugerem muitos dos seus produtos, de que eu, confesso, sou fã, por terem bastante qualidade e um preço bastante acessível. 
habitualmente, assinalo as receitas que quero experimentar e vou adaptando aos meus gostos. a semana passada, assim que vi esta receita, fi-la no mesmo dia para o jantar. e ficou ótima, além de muito saudável.

imagem
Hambúrgueres de batata doce, lentilhas e caril (faz 4)

* 1 batata doce
* 1/3 frasco de grão cozido
* 60 gr de lentilhas verdes cozidas
* 1 colher de chá de bom caril em pó
* sal e pimenta q.b.
* 1/4 chávena de pão ralado
* 1 fio de azeite

Descasque a batata, corte-a em cubos e coza-a em água com sal, até amolecer. Coza as lentilhas também em água com sal, até se desfazerem. Depois de arrefecerem, junte no robot de cozinha a batata, as lentilhas, o grão escorrido e o caril. Corrija o tempero. Adicione o pão ralado, misture e, com as mãos, faça os hambúrgueres. 
Numa frigideira, deite um fio de azeite, pouco, e cozinhe os hambúrgueres até estarem dourados. 
Sirva em pão de hambúrguer com alface, cebola roxa e molho de iogurte com cebolinho.

Comentários