na cozinha mando eu

o verão é a época por excelência dos ingredientes frescos. nesta altura, gosto muito de receitas que me remetam para a beira mar, mesmo que nem sempre possa lá estar. fica a sugestão para um almoço de família ou um jantar de amigos.


imagem

Bruschetta de tomate

* pão de mafra fatiado
* tomate maduro q.b.
* azeite q.b.
* sal marinho

Corte o tomate em cubos e tempere com sal. Reserve. Coloque as fatias de pão na chapa e deixe grelhar de ambos os lados. Pincele um dos lados com azeite e disponha o tomate sobre as fatias. Pode enfeitar com manjericão (eu não aprecio). Sirva de imediato.

Linguini com amêijoas e camarão

* 1/2 pacote de linguini
* 1 kg de amêijoas limpas
* 400 gr de camarão
* 8 dentes de alho picados
* azeite q.b.
* 3/4 copo de vinho branco
* 1/2 molho de salsa picada
* flocos de malagueta q.b.
* sal e pimenta

Coza o linguini em água com sal até estar al dente. Reserve. Aqueça um wok, deite o azeite e o alho e deixe fritar um pouco. Junte o vinho e deixe evaporar o álcool. Adicione as amêijoas e os camarões, tempere de sal e pimenta e tape durante 3 a 4 minutos, até as amêijoas abrirem e os camarões cozinharem. Polvilhe com salsa, flocos de malagueta, misture a massa e envolva bem no molho. Sirva de seguida.

Tarte de maracujá
(receita adaptada daqui)

* 1 pacote de bolachas digestivas
* 90 gr de manteiga
* 5 ovos
* 120 gr de açúcar
* 1/2 lata de polpa de maracujá
* raspa de limão
* 1 pacote de natas frescas
* 2 a 4 maracujás 

Triture as bolachas, junte a manteiga derretida e misture com os dedos até obter uma espécie de areia grossa (junte um pouco de leite, se necessário). Forre uma tarteira com esta massa e leve ao frigorífico. Reserve.
Num tacho, misture os ovos com o açúcar, a raspa de limão e a polpa de maracujá em lata. Leve esta mistura ao lume e vá adicionando as natas, mexendo bem, sem deixar cozinhar demais. Deite a mistura na tarteira e leve novamente ao frigorífico por, no mínimo, 2 horas. Antes de servir, decore com a polpa (e as cascas, se gostar) dos maracujás frescos.

Comentários

Dulce disse…
Olá :)
Recentemente fiz também uma tarte de maracujá como sobremesa para um jantar de amigos. Eu faço esta receita, é muito fácil e rápida e o resultado é delicioso!

- 1 pacote de bolacha Maria ( 200 g. ) mas também podes fazer com bolachas digestivas
- 125g. de manteiga
- 1 lata de leite condensado
- 1 pacote de gelatina ( pode ser de pêssego ou ananás - Já há de maracujá? :p )
- polpa de maracujá ( de preferência da própria fruta senão de lata )

Para a base : tritura-se a bolacha e junta-se a manteiga até ficar uma "pasta" que se pôe na base da tarteira. Reserva-se no frigorífico.

Para o recheio : faz-se a gelatina, mistura-se com o leite condensado, junta-se algum sumo de maracujá ( com ou sem caroços - eu gosto de pôr alguns ) e pôe-se na tarteira; fica no frigorífico até solidificar e no fim pode pôr-se mais sumo de maracujá.

Por falar em sobremesas, outro dia, para um almoço de família, fiz a receita de bolo de avelãs com gelado e cobertura de caramelo salgado ( saiu na revista Pingo Doce Maio/ JUnho) e passou a ser a nossa nova sobremesa favorita! Sucesso garantido ;)
Beijos e bom fim de semana

Enjoy the Ride disse…
obrigada, Dulce. vou experimentar as duas e logo conto como correu. :)
boa semana!