Berlim I

foi uma decisão espontânea: os voos estavam estranhamente baratos para esta época do ano, ainda não havia planos para as férias e tinha alojamento em casa de família; por isso, à pergunta vamos? seguiu-se um já tenho a mala pronta! 
quando contava que ia a Berlim em agosto, toda a gente me dizia para me preparar para o mau tempo. felizmente, enganaram-se: na minha quarta ou quinta vez na Alemanha, finalmente havia calor. foi uma semana de verão com tudo a que tínhamos direito: muito sol, o termómetro sempre para lá dos trinta graus e até uma chuvinha numa noite quente de verão. perfeito para mim! 
como estava bom tempo, a ideia era aproveitar ao máximo os espaços ao ar livre. tinha pesquisado um guia e apontado o que era essencial ver, sobretudo coisas relacionadas com a II Guerra Mundial, tema que me desperta sempre muito interesse. 
Berlim é uma cidade extraordinária! de grande dimensão, muito urbana, de arquitetura imponente. é uma cidade cheia de História e cultura, ainda muito enraizada na herança de duas guerras mundiais, com todos os monumentos a não deixar esquecer o que a História, em circunstância alguma, não deve apagar. à semelhança de outras cidades alemãs - e talvez seja uma das poucas coisas em comum -, é muito voltada para fora, com parques maravilhosos e jardins em cada esquina. Berlim superou largamente as minhas expectativas, talvez por não saber bem o que ia encontrar nem ter tido muito tempo para pensar; a oportunidade surgiu e nós fomos. é quase um país dentro de outro país, de tão diferente que é do resto da Alemanha. é, sem dúvida, uma capital europeia, com tudo o que de bom e de mau isso lhe traz: a oferta cultural, a segurança, a urbanidade, os transportes, mas também a poluição ou o estilo de vida apressado. contrariamente ao que me venderam, achei os berlinenses pessoas disponíveis e simpáticas, dentro daquele padrão alemão que não é excessivamente caloroso.
deixo-vos algumas fotos. as histórias da viagem seguem num próximo post.

World Clock, na praça principal, Alexanderplatz

TV Tower

Catedral de Berlim

Rio Spree

Vista da TV Tower

Ursos em todo o lado, símbolo da cidade

Bode Museum

Comentários

Vanessa Casais disse…
Não conheço Berlim, estou curiosa com os próximos posts da viagem.