na cozinha mando eu

há uns meses que tenho tentado evitar os almoços e/ou jantares no refeitório do trabalho. passei a cozinhar muito mais e faço-o sem sacrifício. claro que, chegando tarde a casa, nem sempre me apetece, por isso o final do dia de domingo também tem servido para isso. como tenho bastante cuidado com a minha alimentação, e não salto refeições, noto diferença no meu corpo: raramente me sinto inchada, com fome ou mal disposta; tenho reparado também que o cansaço diminuiu; e não me lembro da última vez que tive um daqueles ataques em que só apetece devorar tudo o que houver na despensa (e na minha quase não entram açúcares ou produtos processados).
uma das coisas que tenho feito é levar sempre comigo um lanche para comer a meio da tarde. vario bastante as opções, para não me fartar do iogurte ou dos frutos secos, que são sempre as alternativas mais rápidas, quando estou com pressa para sair de casa. há dias, vi no 24 Kitchen uma receita de pão de courgete (cujo link não está disponível para partilhar), que adaptei para tornar mais saudável e que tanto dá para um bom pequeno almoço como levar umas fatias para o lanche, que foi o que fiz. é a minha receita que vos deixo aqui.


pão de courgete e canela

* 1 ovo
* 90 gr de açúcar de coco
* 30 ml de óleo de coco
* 180 gr de farinha de trigo sarraceno (na próximo, diminuo um pouco)
* 1 colher de chá de fermento
* 1 colher de café de bicarbonato de sódio
* noz moscada q.b.
* canela q.b.
* 225 gr courgete lavada e ralada

Junte o ovo com o açúcar o óleo e misture bem. 
[a receita original incluía uma colher de café de essência de baunilha neste ponto]
Noutra taça, junte os ingredientes secos: a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e as especiarias. Misture com o creme anterior.
[neste ponto, à receita juntava-se gengibre ralado, que não usei]
Por fim, adicione a courgete ralada e envolva bem.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, numa forma de bolo inglês untada e polvilhada, cerca de 45 minutos. Deixe arrefecer na forma e corte apenas quando estiver frio, para não se desmanchar.

Comentários