cheesecake de morango

se há sobremesa que cá por casa faz sucesso é o cheesecake. andava há séculos para experimentar o americano, daqueles feitos no forno, e, quando me deparei com este post, pressenti que esta era uma boa aposta. nem de propósito, ontem tive um almoço de amigas e foi a ocasião certa para o experimentar. fiz várias alterações à receita original, porque, além de não encontrar arandos frescos [que substituí por morangos], achei que as quantidades eram demasiado grandes. deixo a minha adaptação e esta foto linda, que roubei à Joanne, do Olive & Mango, porque não fui a tempo de tirar uma foto ao meu.

imagem
Cheesecake de morango

Base
* 1 pacote de bolachas digestivas
* 80 gr de manteiga derretida

Recheio
* 2 pacotes de queijo creme à temperatura ambiente
* 1 chávena de açúcar amarelo
* 3/4 de chávena de natas frescas
* 1 colher de sopa de amido de milho
* 1 colher de chá de essência de baunilha
* 1 ovo
* raspa de uma laranja

Cobertura
* 2 chávenas de morangos (usei congelados)
* 2 colheres de sopa de amido de milho
* 1/2 chávena de açúcar amarelo
* 2/3 de chávena de água

Num robot de cozinha, tritura-se a bolacha com a manteiga derretida. Espalha-se numa forma de fundo amovível e vai ao forno, pré-aquecido a 180 graus, cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, retira-se do forno e deixa-se arrefecer.
Numa taça, com a batedeira, bate-se um pacote de queijo creme com o açúcar e o amido de milho até formar um creme. Adiciona-se o restante queijo creme e bate-se mais um pouco em velocidade média. Junta-se a baunilha e o ovo, mexendo bem. Por fim, envolve-se a raspa de laranja. Espalha-se sobre a base de bolacha arrefecida.
Envolve-se a base da forma com duas folhas de papel de alumínio para proteger o fundo. Coloca-se num tabuleiro grande e enche-se com água a ferver. Vai ao forno, em banho maria, cerca 1h30. Quando começar a ficar dourado no topo, está cozido. Desliga-se o forno, e deixa-se arrefecer cerca de 1h dentro do forno, com a porta entreaberta. Passado esse tempo, retira-se do forno e da água, mantendo na forma e a arrefecer ao ar por mais 2h. Cobre-se com película aderente e vai ao frigorífico, preferencialmente durante a noite ou um mínimo de 6h.
Para a cobertura, basta misturar todos os ingredientes numa panela e levar a lume médio até ferver. Esmagam-se os morangos e reduz-se durante cerca de 5 minutos, até engrossar. Depois, é só deixar arrefecer e cobrir o cheesecake ou servir à parte. Se for feito antecipadamente, vai novamente ao frio para solidificar.

Comentários