na cozinha mando eu

embora no meu local de trabalho exista refeitório, de há uns meses para cá opto por trazer almoço de casa. claro que há dias de exceção, se na noite anterior chego tarde a casa e não tenho tempo de cozinhar, por exemplo. como cozinho só para mim, acontece muitas vezes um prato dar para duas refeições, o que é ótimo porque nem sempre a imaginação dá para variar muito. mas a verdade é que hoje em dia é muito fácil encontrar opções rápidas e saudáveis e eu guardo imensas que vou encontrando no Pinterest, no Instagram ou nas newsletters de blogs ou sites de culinária. a dificuldade depois é escolher a partir de tanta oferta. esta é a de hoje, feita num dia sem grandes ideias, mas com uma pequena inspiração no livro da Yämmi.



Salmão no forno com molho de tomate (2 doses)

* 2 lombos de salmão
* sal e pimenta q.b.
* sumo de 1 limão
* 1 fio de azeite
* 2 alhos picados
* 1/2 cebola picada
* 1/2 lata de tomate em cubos
* polpa de tomate q.b.
* 1/2 copo de vinho branco
* coentros q.b.

Temperam-se os lombos com sal, pimenta e o sumo de limão e deixa-se marinar no mínimo meia hora. Faz-se o refogado com um fio de azeite, os alhos e a cebola. Junta-se o tomate em cubos e a polpa de tomate e envolve-se bem. Adiciona-se o vinho branco, deixando o álcool evaporar e o molho cozinhar durante 10 a 15 minutos. Dispõe-se o salmão num tabuleiro de ir ao forno, depois de escorrido o sumo de limão, coloca-se o molho de tomate por cima e vai ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de 20 minutos.
Retira-se do forno, polvilha-se com coentros picados e acompanha com quinoa cozida.

Comentários

Dulce disse…
Olá!Como estás?
Ao ler este post e o anterior ( do Brunch) (e todos os outros na verdade) e já que tens ideias tão giras e retiras tanto prazer em pô-las em práctica,lembrei-me que seria giro participares nesta rúbrica deste blog http://www.slower.pt/ ( conheces? )
Pensa nisso ;)
Enjoy the Ride disse…
olá, Dulce! :)
acho que passei por essa rubrica uma vez ou duas, mas como não acompanho nenhum blog de forma contínua, acabei por nunca mais ver nada. vou ver com atenção, obrigada pela mensagem e pela dica!