na cozinha mando eu

há uns anos, quando comecei a viver sozinha, uma das coisas que mais confusão me fazia era a quantidade de comida que estragava. regra geral, quando não compramos a granel, quase todos os supermercados vendem produtos em quantidades maiores do que uma pessoa que vive sozinha consegue consumir em tempo útil. com o tempo, fui adotando estratégias que me permitiam não só evitar o desperdício como variar nas refeições.
lá em casa, consome-se muita fruta e uma das que se estraga mais rapidamente são as bananas. por isso, e porque gosto da fruta mais verde, coloco-as sempre à parte, para que não amadureçam demasiado depressa ao estarem em contacto com as restantes. ontem, ao olhar para elas, já estavam a passar daquele que para mim é o ponto ideal. e, como me apetecia um doce, peguei no livro da Joana Moura (ótima fonte de inspiração!), Simples e Saudável, e procurei uma receita que levasse banana. é verdade que a que encontrei era de pão de banana e eu nem tinha todos os ingredientes necessários. então, fiz o que sempre faço: adaptei. reduzi as quantidades e, em vez de pão, fiz muffins, que são mais fáceis de transportar. a receita original está no livro; aqui, deixo a minha adaptação. ficam muito fofos e pouco doces, como eu gosto (podem acrescentar um pouco de mel, maple syrup ou açúcar mascavado para uma versão mais doce).

Muffins de banana 
(para 6 unidades)

* 1 banana madura
* 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
* 85 gr de farinha de aveia
* 15 gr de linhaça moída
* 1 ovo
* 1 e 1/2 colher de sopa de óleo de coco
* 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
* 1 pitada de sal
* morangos q.b.



Pré-aqueça o forno a 180 graus. 
Misture bem todos os ingredientes, menos os morangos. Numa forma de muffins, coloque as forminhas de papel e encha cada um até metade. Coloque um morango, ou pedaços de morangos, no meio e cubra com a restante massa. Vai ao forno cerca de 20 a 25 minutos, até ficar ligeiramente dourado por cima.

Comentários