Oslo I

estávamos no início de dezembro, eu tinha regressado de Londres há um mês e só tinha nova viagem marcada para junho, por isso estava cheia de vontade de fazer umas mini férias de inverno. fiz o que faço habitualmente: como tenho a facilidade de poder viajar em época baixa, pus-me a pesquisar destinos e datas aleatoriamente e a avaliar os preços dos voos. felizmente, tenho a sorte de ter uma família grande e espalhada pelo mundo e lembrei-me de que o meu primo que vive em Oslo já me tinha convidado várias vezes para lá ir. os voos diretos para os países nórdicos não são baratos, por isso, quando vi que ida e volta para Oslo ficava em 140€, pela TAP, mandei-lhe mensagem e foi o tempo de ele responder para marcarmos. início de março, pensei eu, já não deve nevar e, à semelhança do que acontece em Portugal, começam os sinais da primavera e do bom tempo. pois, não podia estar mais enganada. mas feliz ao mesmo tempo, porque adoro neve (por tempo limitado). no entanto, nada nos preparou para o cenário que encontrámos: sair de Lisboa com 20 graus e aterrar em Oslo com 2 e muita neve é mágico. já fui várias vezes à Alemanha no inverno, já tinha apanhado (achava eu) grandes nevões, mas na Noruega foi toda uma nova experiência. a sério, parece que entramos num filme. a cidade não é particularmente bonita, mas a neve dá-lhe um encanto muito especial. 
fomos a uma quinta feira, no primeiro voo, às 6h50; regressámos na segunda feira seguinte, às 13h00. a primeira impressão com que fiquei é de que é uma cidade muito silenciosa, limpa, organizada e civilizada. o nosso espírito latino notou-se - e bem! - sempre que andámos de transportes ou entrámos em museus, porque é tudo muito silencioso e nós, por comparação, as espalhafatosas. :) a Noruega é um dos países mais caros da Europa, facto para o qual tivemos de nos mentalizar durante os meses que separaram a compra do voo e a ida. confesso que ia bastante receosa, mas não correu tão mal quanto pensava.
em relação aos noruegueses, são gentis, sem ser em demasia, prestáveis e muito educados. Oslo não é uma cidade vibrante, o que se percebe pela meteorologia que não ajuda, mas tem muitos recantos que vale a pena descobrir. a cidade é bem mais pequena do que esperava e é muito virada para a água, para o Oslofjord, uma espécie de baía, onde existem várias pequenas ilhas habitadas. embora tenhamos apanhado chuva no primeiro dia, acabámos por ter muita sorte com o tempo: nevão no sábado, que nos deixou encantadas, e dois dias de sol, que nos permitiram fazer duas viagens de barco, de que vos falarei depois. para já, deixo-vos algumas fotos, para vos abrir o apetite para o próximo post.






















Comentários