na cozinha mando eu

um dos maiores problemas que quem cozinha todos os dias tem é pensar na ementa sem fazer todas as semanas os mesmos pratos. a imaginação nem sempre é muita, por isso vou juntando receitas em todo o lado: no mail, no Pinterest, no Instagram, nos mil separadores do Google no telemóvel, já para não falar de todos os livros e revistas de culinária que vou colecionando em casa. tanta oferta resulta muitas vezes na dificuldade em escolher, o que, aliado à falta de tempo, me faz optar quase sempre por fazer coisas simples. como hoje é segunda feira e esta é uma semana mais curta (yei!), deixo-vos algumas sugestões para a marmita do almoço ou para jantares rápidos, que nos poupam tempo e trabalho. a coincidência de não haver carne em nenhum dos menus é só mesmo isso, coincidência.

Pescada no forno

Num papelote, coloque dois lombos de pescada congelados, tempere com sal, pimenta, ervas a gosto e sumo de limão. Feche o papelote e leve ao forno cerca de 25 minutos. Para acompanhar, coza brócolos a vapor e salteie-os depois em azeite e alho. Acompanhei com bolinhos de batata e couve flor do Ikea, que são ótimos e rápidos de fazer, é só por no forno.


Salada de quinoa

Passe a quinoa por água e coza-a em seguida com o dobro de água e uma pitada de sal. Depois, é só abrir o frigorífico e ver o que há por lá: juntei feijão preto cozido, tomate cherry, pepino, cebola roxa e salsa (outras vezes, junto legumes assados). Tempere com um pouco de sal, pimenta, azeite e sumo de limão, mas apenas na altura de servir.



Tagliatelle com camarão, cogumelos e brócolos

Coza os camarões congelados em água com sal. Quando estiverem cozidos, retire e coza a massa fresca na mesma água. Numa frigideira, aqueça um fio de azeite com alho e salteie os camarões, os cogumelos frescos cortados em quartos e os brócolos cozidos ao vapor. Junte natas de soja e tempere com sal e pimenta. Misture depois a massa e envolva bem. Termine com queijo parmesão ralado. 


Salmão com legumes assados e esparregado

Prepare os legumes: usei batata doce e beterraba cortadas em cubos, que temperei com sal, pimenta, tomilho e um fio de azeite. Leve ao forno cerca de meia hora, até ficarem tenros. Num papelote, coloque um lombo de salmão, tempere com sal, pimenta, ervas a gosto e sumo de limão. Feche o papelote e leve ao forno cerca de 15 a 20 minutos. À parte, prepare o esparregado: uso congelado, que coloco numa frigideira e junto um fio de água, deixando cozinhar até ferver. 

Comentários