olá, eu sou a Joana

dos poucos blogs e muitas páginas de Instagram que sigo, gosto de saber quem está do outro lado. a empatia cria-se muitas vezes com os textos que lemos, com as fotografias que vemos, com as coisas que achamos que temos em comum com aquelas pessoas. tenho alguma dificuldade em expor-me, mas, especialmente por trabalhar numa área em que isso por vezes é necessário, tenho tentado trabalhar esse meu lado mais reservado. e porque suponho que, como eu, também gostem de saber quem é a pessoa que aqui lêem, cá estou. não sou só isto, mas sou muito isto. todos nós somos um mundo por descobrir. aqui vos deixo um bocadinho do meu. 

sou uma lisboeta solteira, com uma costela do norte e outra da zona oeste. adoro dormir. adoro mais viajar. e brunches. e livros. era feliz se pudesse fazer apenas essas quatro coisas. detesto frio, mas sou feliz na neve. embora eu ache que devesse ser verão o ano inteiro. adoro cozinhar e ter a casa e a mesa cheias de amigos e família. gosto de ouvir jazz enquanto cozinho. em pequena, quis ser pediatra, depois jornalista, depois decoradora. hoje, se não fosse produtora de rádio, gostava de ser viajante profissional. sou melhor a executar do que a ter ideias. não adoro pessoas no geral, mas sou muito atenta e dedicada às minhas pessoas. ponho a família (na qual incluo mais dois ou três amigos) acima de tudo. a minha irmã é a minha pessoa favorita. andei sete anos num colégio de freiras e isso acabou por me afastar da religião. sou viciada em fruta. e comida saudável, sempre. mas de vez em quando permito-me alguns excessos. tenho uma tatuagem na barriga, que fiz com 21 anos e que me custou uma semana de silent treatment em casa. tenho medo de palhaços e pessoas de cara tapada. também de répteis, morcegos e insetos. faço um sudoku todos os dias. fui voluntária no Banco Alimentar e nas urgências do Hospital da Estefânia. poucas coisas na vida me preencheram tanto como isso. não sei viver sem música, filmes ou séries. não troco o meu sofá por exercício físico, mas descobri que adoro yoga. não gosto de ginásios, mas gosto muito de nadar. já fiz dança, mas desisti por ser tão descoordenada. tive medo de animais até ao dia em que me ofereceram um gato, há oito anos. demorámos três semanas a entender-nos. não sou de lágrima fácil, mas choro com animais abandonados e/ou maltratados. e tudo o que envolva crianças, de nascimentos a maus tratos. tenho pânico de montanhas russas, mas vibro com a Disneyland. lido mal com elogios, mas aceito críticas tranquilamente. já fui operada cinco vezes e uma delas salvou-me a vida. adoro conduzir, mas tenho medo de andar de avião. não tenho sentido de orientação nenhum. nunca viajei sozinha, mas quero. detesto conflitos e fico nervosa com gritos e discussões à minha volta. embora seja um cliché, o bom humor é meio caminho andado para o meu coração. sou de riso demasiado fácil. demoro muito a confiar em alguém. valorizo a bondade, a lealdade e a honestidade, acima de tudo. adoro que me desafiem e estimulem intelectualmente. não gosto de me sentir parada ou a regredir. lido muito mal com a estagnação e muito bem com a mudança. sou melhor a escrever do que a falar. tenho pânico de falar em público. faço meditação há pouco tempo, na esperança de me tornar menos ansiosa. adoro que me façam surpresas. e passar horas a conversar. prefiro chá a café. não fumo e raramente bebo. o que mais me irrita são faltas de respeito, de educação e de noção do ridículo. sou bastante sacudida, não gosto que me toquem. mas abro exceções, claro. uso óculos desde os três anos. usei botas ortopédicas outros dez e continuo com as pernas tortas. a melhor comida do mundo é a da minha mãe, tão boa que não consigo escolher só um prato. tenho o feitio do meu pai e por isso é que chocamos muito. não tenho uma cor favorita, mas atualmente inclino-me muito para o vermelho e para o amarelo. emociono-me muito com música, porque cada canção é uma banda sonora de alguma coisa que vivi e de que sinto saudades. prefiro praia e campo ao mesmo tempo. mas, se tiver mesmo de escolher, será o mar, sempre. as pequenas coisas valem o mundo para mim. demoro muito a reagir ao que me acontece, o que me torna uma pessoa fria aos olhos de quem não me conhece. não podiam estar mais enganados. gosto muito de ouvir e ajudar as pessoas que me são próximas, mas há dias em que absorvo demais e preciso de me isolar. adoro a minha casa, que namorei durante quase dois anos. e adoro o sítio onde vivo. não gosto de falar ao telefone, mas perco horas com mensagens. não sei andar de saltos altos, só ando de ténis. ocasionalmente, botas ou sabrinas. não ligo a moda nem a lojas de roupa, sou muito básica a vestir. também não me sei maquilhar, mas nunca saio de casa sem base e corretor de olheiras. não gosto de festas e eventos sociais, mas dêem-me bilhetes para um concerto ou um festival e fazem de mim uma pessoa feliz. mais, só mesmo um bilhete para viajar com a companhia certa.

Comentários