férias I

andei a adiar os posts das férias, porque pensar que as minhas três semanas longe da rotina já lá vão é uma tristeza, sobretudo só voltando a parar em outubro. mas ter tirado férias em junho teve várias vantagens: poupei três dias, porque apanhei três feriados; não houve filas nem praias e restaurantes cheios de gente nem preços inflacionados; e permitiu-me andar a saltitar de um lado para o outro, o que não aconteceria se pousasse o carro numa qualquer praia e só voltasse a sair três semanas depois. 
logo no primeiro fim de semana, fui até ao Porto fazer um mini cruzeiro no Douro, com brunch incluído. tinha oferecido à minha irmã e marquei para uma altura que nos permitisse conhecer o membro mais novo da família, o bebé F. calhou termos também uma festa de aniversário e, portanto, começámos logo bem. embora tenha sido o início de férias de verão mais estranho de sempre - com roupa de inverno, por causa do frio -, sair de Lisboa dá-me sempre a sensação de desligar do trabalho. só isso já é ótimo. se somarmos todas as (minhas) pessoas do Porto com quem consegui estar, o passeio que fizemos, mais uma francesinha que comi, não podia ser mais perfeito.
o cruzeiro: bom, o barco era enorme, daqueles que são alugados para eventos de empresas... e íamos só quatro pessoas - eu, a minha irmã e um casal. havia mais pessoas do staff do barco do que clientes. por isso, foi uma viagem muito tranquila, num dia cheio de sol, apesar do frio. embarcámos às onze da manhã, na Ribeira, e começámos a viagem na parte de cima, ao fresco, a apreciar a vista. depois, foi descer e comer. não vos vou dizer que é o melhor brunch do mundo, porque num barco é perfeitamente compreensível que nem tudo possa ser fresco ou feito no momento, como os sumos ou o café. mas tinha imensa variedade, dos típicos ovos mexidos com bacon, salsichas e feijão às panquecas (saborosas) e à fruta fresca, passando pelos pães, bolos e iogurtes; era bastante completo. e a paisagem de fundo, claro, maravilhosa. o passeio custa 30€, dura duas horas, passa seis pontes do rio Douro, e termina quase no mesmo sítio onde começa. foi uma bela manhã, que se estendeu depois com uma caminhada pelas ruas do Porto e uma visita aos Jardins do Palácio de Cristal, que eu tanto adoro. o resto do fim de semana, foi a matar saudades da família e dos amigos, a ganhar balanço para a próxima paragem.












Comentários