na cozinha mando eu

como gosto muito de cozinhar e receber pessoas em casa, perguntam-me muitas vezes porque é que não me aventuro num negócio relacionado com restauração, nomeadamente com brunches. a resposta é invariavelmente a mesma: porque dá trabalho. além de todos os dias abrirem dezenas de espaços lindos e com comida ótima, tornando a concorrência muito difícil, ter um negócio destes implica muito tempo e dedicação, tempo esse que eu não tenho. se fosse para fazer, queria ser eu a controlar tudo, do início ao final do processo, até a porta estar aberta. e a partir daí também. delegar não é definitivamente o meu forte, sou mais adepta do queres bem feito faz tu. cozinhar é quase um hobby, mesmo que sejam as refeições da semana ou uns snacks para os lanches no trabalho. gosto sobretudo da ideia de poder fazê-lo por prazer e, se não me apetecer gastar muito tempo, juntar meia dúzia de ingredientes que tenha em casa e ver o que sai dali. foi o que aconteceu com estas duas marmitas [não coloco quantidades certas, porque foi tudo a olho].

Salada de legumes assados com bulgur
(serve 4 refeições)

* bulgur cozido
* cogumelos frescos 
* courgete
* abóbora
* beringela
* azeite q.b.
* sal e pimenta q.b.
* tomilho seco q.b.
* queijo feta

Comece por cozer o bulgur em água temperada com sal e deixe depois arrefecer. 
Pré-aqueça o forno a 180 graus. 
Corte os cogumelos em metades (ou em quartos, se forem muito grandes); a abóbora, a courgete e a beringela em cubos (mantive a casca). Coloque-os num tabuleiro, tempere com sal, pimenta e tomilho e regue com um fio de azeite. Leve ao forno até amolecerem. Quando saírem do forno, ainda quentes, misture com o bulgur e com o queijo feta em cubos.





***
Salada de quinoa e feijão preto
(serve 1 refeição)

* quinoa tricolor cozida
* 1/3 de lata de feijão preto
* couve roxa ripada
* espinafres frescos
* tomate cherry
* pepino 
* azeite q.b.
* vinagre balsâmico q.b.

Coloque água temperada com sal ao lume. Passe a quinoa por água corrente e, assim que a água ferver, deite-a no tacho e deixe cozer até que esta evapore (a água deverá ser sempre o dobro da quantidade de quinoa). 
Escorra o feijão. Lave a couve e ripe-a. Corte o tomate cherry em metades e o pepino em cubos. Assim que a quinoa arrefecer, misture todos os ingredientes numa taça, corrija de sal, se necessário, e tempere com azeite e vinagre balsâmico.


Comentários