à descoberta com

desde que a Netflix entrou cá em casa que os canais de televisão deixaram praticamente de existir. os canais generalistas têm a sua posição cimentada, prestam um serviço (público ou não) que, para mim, não é de todo apelativo e portanto acabo por nunca passar por eles. há umas semanas, a minha mãe falou-me num programa novo, da Sic, que junta viagens e animais. até aqui, captou a minha atenção, mas não me convenceu. exceto quando me disse que o primeiro episódio era passado na Tailândia, viagem que tenho em perspetiva para o ano, num parque de resgate de elefantes, que está na minha lista de prioridades. dei uma oportunidade e fui surpreendida. o programa chama-se À Descoberta Com e é apresentado por uma médica veterinária, presidente da SOS Animal. ela convida amigos, figuras públicas, para viajarem consigo, sempre tendo como objetivo divulgar projetos que defendem a natureza, abrigos, ecossistemas ou parques de animais selvagens. a ideia é chamar a atenção para a preservação das espécies e do planeta, através deste quase documentário, que nos transporta um bocadinho pelo mundo fora, mas com o foco na vertente ecológica e na consciencialização por um mundo mais sustentável. 
há muito tempo que não via na televisão portuguesa um programa tão bem feito. isto é entretenimento puro, mas com conteúdo e informação. são 45 minutos de boa televisão, que nos desperta os sentidos para outras formas de vida, culturas e a necessidade de abrirmos rapidamente os olhos e mudarmos de hábitos, para que as gerações futuras possam ter planeta para viver. claro que me entusiasmei com o primeiro e já devorei os outros dois. se não conhecem e ficaram interessados, podem ver todos os episódios no site. vão certamente emocionar-se como eu. não há melhor televisão do que aquela que tem a capacidade de nos transportar para fora do nosso mundo, para outros mundos, e fazer-nos sentir. sábados, depois do meio dia, na Sic.


Comentários

Obrigada! Que bom ler isto...
Sandra Duarte Cardoso