cá em casa a Páscoa é mais um pretexto para juntar a família do que uma celebração religiosa. desta vez, a minha tarefa era a sobremesa. não foi difícil escolher, até porque, para celebrar a primavera fugidia, achei que uma sobremesa com cor cumpriria bem a função: tarte de morangos, adaptada do livro "Os Bolos da Julie".
Tarte de morangos e queijo-creme
Ingredientes
145 gr farinha
115 gr manteiga sem sal fria, cortada em cubos
3 colheres de sopa rasas de açúcar em pó
Recheio
90 gr queijo Philadelphia light
sumo de 1/2 limão
raspa de 1 limão
100 gr de açúcar
1 pacote de natas frescas
500 gr de morangos
Num robot de cozinha, coloque a farinha, a manteiga sem sal e o açúcar em pó. Pulse algumas vezes para misturar os ingredientes e depois deixe envolver, até formar uma bola. Retire a massa, espalme-a e envolva-a em película aderente, refrigerando-a cerca de 20 minutos. Depois deste tempo, estenda-a sobre uma forma redonda untada, deixando cerca de 4 cm a toda a volta. Pique com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 15 minutos ou até dourar. Deixe arrefecer na forma.
Numa tigela, bata o queijo Philadelphia até obter uma consistência suave. Junte o açúcar, o sumo e a raspa de limão e misture bem. Bata as natas bem firmes e junte-lhes o preparado anterior. Espalhe por cima da base da tarte e decore com os morangos inteiros. Leve novamente ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro.
Nota: a receita tinha uma calda (que não fiz), feita com 110 gr de geleia de morango e 2 colheres de sopa de licor de cereja, derretidos em lume brando e espalhados depois por cima da tarte com um pincel de cozinha.
Comentários